Como a fotografia fez eu nunca me sentir só

 


Já de início, já vou logo avisando, esse post é um brevíssimo compilado de fotos que marcaram a minha história.

Um pequeno momento pode mudar tudo e um pequeno amor, pode se tornar tão grande que pode fazer companhia, dar colo e mudar muita coisa bagunçada dentro da gente. Foi assim que senti a fotografia entrando na minha vida, no começo era só um passatempo, depois um conforto e proteção... e até hoje, é a minha forma de mostrar os detalhes que enxergo no mundo através da arte.

Desde o início da minha vida nesse mundo dos blogs {2008} ou até antes, a fotografia me ajudou a superar medos e a fazer eu nunca me sentir sozinha. Tudo isso porque durante os anos de escola, especialmente ensino fundamental, eu era considerada diferente. Mas a questão não era nem essa.  Eu sempre fui considerada a "estranha" da turma. E em meio a bullyings e julgamentos, eu comecei a me isolar e a criar esse mundinho só meu, que agora eu compartilho com várias pessoas. 

Mas no início, eu não queria ninguém nele além de mim. Era eu e só eu.


(fotos de 2011)

E foi com a fotografia que eu comecei a contar histórias. 

As minhas histórias particulares.

E com a ajuda da internet, esse amor ganhou uma força inimaginável. Em meio a vários orkuts, outros vários tumblrs e muitos seguidores, comecei a me sentir amada por ser quem eu era, passei a me sentir amada pelas minhas fotografias e pela minha forma de enxergar o mundo. Por esse motivo a fotografia foi cada vez mais criando um espaço gigante no meu coração.



Como eu  disse, foi nesse momento de isolamento das pessoas à minha volta  que meu amor por escrever e pela arte começou. Foi através de um blog que comecei a perceber que escrever era uma paixão gigantesca, tanto que até certa idade, pensava claramente em ser escritora e escrever livros e mais livros com pensamentos e devaneios que gostava de expressar. Mas com o tempo, a fotografia foi se tornando muito mais do que imaginava pra mim, e foi aí que, pensei em fazer faculdade de fotografia. Eu queria trabalhar com isso. Não só porque amava a fotografia em si, mas porque da mesma forma que amo me registrar, eu me apaixonei pela ideia de expressar o sentimento de outras pessoas através de registros.



Os anos foram passando e meus registros pessoais foram se tornando cada vez mais raros, e isso de certa forma fez com que mais uma vez, eu me sentisse um pouco sozinha. Talvez não é tanto a solidão, mas o sentir que ainda falta alguma coisa pra me fazer sentir completa. E foi esse mais um dos motivos para eu ter voltado pra um cantinho só meu por aqui: para eu não me esquecer de que eu nunca estarei sozinha, pra me lembrar que a fotografia ainda pode me fazer companhia. 


Com a fotografia, percebi que posso ser eu mesma, independente de quem esteja atrás da câmera me registrando. A fotografia me mostrou a beleza do universo, a beleza de cada instante e de cada memória. Ela me ensinou a sonhar alto, e mais ainda, ela fez e faz eu amar todos os dias a natureza em seus mínimos detalhes. Com ela eu nunca estarei sozinha, nunca me sentirei sozinha e ela sempre me fará lembrar de quem eu sou e de quem me tornei a cada memória eternizada.



Serei eternamente grata.
Obrigada por me fazer nunca esquecer.

19 COMENTÁRIOS

  1. Coisa mais linda! Amei saber sobre tua história com a fotografia, amiga. Fico feliz que ela permitiu tu contar a tua história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai miga, teu comentário foi tudo pra mim! ♥ Obrigada pelo apoio!

      Excluir
  2. Parabéns por esse blog LINDO! Ele realmente transmite a mesma energia que você. Amei, amei, amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que doçura de comentário! Obrigada de coração por ter me visitado e gostado! ♥

      Excluir
  3. oi le, não tenho costume de ficar lendo blog, mas adoro tudo o que vc faz! amei o texto e seu cantinho ficou lindoooo

    ResponderExcluir
  4. Letícia que bacana conhecer um pouco de como começou a tua história com a fotografia!
    Uma foto nos traz a memória tantos sentimentos incríveis, eu amo poder ver registros tão incríveis quanto os teus.
    A fotografia é uma arte muito linda!
    Estou no Blogger desde 2013 e você já está a muito mais tempo, bom demais poder conhecer você!
    Beijos ♥ e sucesso nessa jornada da vida!
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  5. Que post mais lindo! Não sei nem dizer o quanto eu me identifico com teu texto e com o teu jeito (somos gêmeas sim) desde criança eu pegava todas as câmeras que deixavam na minha frente e saia fotografando e filmando tudo, e um tempo depois comecei a compartilhar e deixar todos esses registros guardados em blogs, e assim como pra ti, foi o que me fez não me sentir tão sozinha e deslocada.
    P.S.: AMO tua escrita, AMO tuas fotos, AMO ter TANTO em comum contigo ♥♥♥

    ResponderExcluir
  6. Your post is amazing! FANNED :)

    Thanks and keep sharing great content.

    R,
    Trend Decorative Throw Pillow

    ResponderExcluir
  7. Amo acompanhar tua história e tua evolução ❤️ (e amo tu hihihi)

    ResponderExcluir
  8. Me emocionei com teu post, amiga. Sei o quanto a fotografia te traz felicidade, o quanto tu ama tudo que a envolve. E por isso tu se tornou essa profissional incrível, pq faz com muito amor. Tu é só coração! Ah, e não esquece que tu nunca mais estará sozinha. Te amo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Letícia,
    Achei esse post tão bonito, daquele que deixa o coração da gente quentinho sabe?!
    Acredito que quando a gente se expressa por meio da arte, nunca nos sentimos sozinhos, e isso gera autoconhecimento também. Assim como quem vê nossa arte, também não se sente só, por que pinturas, ilustrações, filmes e fotografias tem o dom de nos fazer sentir e por vezes nos identifica. Algumas das fotografias colocadas nesse post, por exemplo, me fez relembrar alguns momentos da minha vida, mesmo que não seja eu na foto, ela me representa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi
    bonito o seu texto e achei muito linda as suas fotos, eu não consigo me expressar pela fotografia tenho vergonha, queria conseguir tirar velas fotos. Fotografias são tão boas, registram momentos inesquecíveis e nos faz sentir bem.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que fotos lindas!!!
    Quanta inspiração em um post só!! ❤️

    www.garotadebotas.com.br

    ResponderExcluir
  12. A sua fotografia com balões é muito tumblr girl. E a com a lamparina, lá no lago, é muito Gothic Tumblr.
    Tive também muitos Tumblrs e estou aqui na Blogosfera desde 2010, mesmo que já tenha mudado muitas vezes mais! huahuahuahuahuahua
    Mas eu gosto muito de estar por aqui, para mim é um Hobbie gostoso e saudável que alivia meu estresse e posso fazer algo que gosto: compartilhar experiências e coisas que curto ler, ouvir e pesquisar.
    Eu já te conhecia pelo instagram.

    Blog Karolini Barbara |Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  13. Que belos registros, Letícia! É muito bom ter a companhia da fotografia e criar nossos próprios mundos por meio de imagens neh?

    ResponderExcluir